No dia 18 de novembro, a Paróquia Nossa Senhora de Fátima, no Decanato Leste, recebeu a Infância e Adolescência Missionária (IAM) de nossa arquidiocese para celebrar em ação de graças pelos 28 anos da obra em Londrina. A missa foi presidida pelo padre Claudio Marinoni, SX, assessor da IAM e pároco da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, e concelebrada pelo padre Alessandro Zanchi, SX, pároco da Paróquia Jesus Cristo Operário e Mãe da Igreja, Decanato Norte.

No início da Santa Missa, foram acolhidas as velas que peregrinaram pelos decanatos da arquidiocese em comemoração aos 180 anos da IAM, desejando que o testemunho de cada criança seja sinal forte da presença de Jesus missionário do Pai, nas paróquias e comunidades.

Padre Cláudio convidou as crianças e adolescentes da IAM para irem até o altar. “Essa é a infância e adolescência missionária que representa a Arquidiocese de Londrina. Daqui a 28 anos, talvez serão os vossos filhos a celebrar outros 28 anos. Olha que bonito!”

Na homilia, o sacerdote se dirigiu às crianças: “Me falaram que as crianças da Infância e Adolescência Missionária sabem rezar, é verdade? Me falaram que a Infância e Adolescência Missionária sabem oferecer uma moedinha para os mais pobres, é verdade? Me falaram que a Infância e Adolescência Missionária sempre é fiel aos encontros da IAM, é verdade? Que a IAM obedece ao pai e a mãe. Que estuda, é verdade? Eu acredito que esta Infância e Adolescência Missionária são as melhores, é verdade? Então parabéns!”, brincou padre Claudio.

“É assim que uma pessoa é melhor, quando sabe fazer e realizar as coisas”, continuou ele. E procura, nas pequenas coisas, aprender e realizar o que é bom, como arrumar a cama em vez de deixar para a mãe arrumar. “Agora, se vocês são os melhores, devem continuar ou parar por aqui?”, prosseguiu o padre com suas perguntas, às quais as crianças responderam em coro: “Continuar!”

Na conclusão da missa, a assembleia rezou pedindo a paz no mundo e cantou os parabéns, em várias línguas: português, inglês, italiano, francês, e também na língua da República Democrática do Congo e na língua da China.

Juliana Mastelini Moyses
Pascom Arquidiocesana

Fotos: Marcio Eduardo Vendrametro