Mais de cinco mil fiéis participaram da celebração, que contou com a renovação das promessas sacerdotais dos padres

Numa noite marcada pela intensa manifestação de fé e união da Arquidiocese de Londrina, mais de cinco mil fiéis participaram da Missa dos Santos Óleos, na terça-feira (26). A celebração voltou a acontecer no ginásio de esportes Moringão, no centro, depois de cinco anos, em razão da reforma do palco esportivo e da pandemia de Covid-19. Os padres e diáconos da arquidiocese também estiveram presentes, renovando as promessas sacerdotais e diaconais. Centenas de pessoas participaram por meio de transmissão nas redes sociais.

A missa foi presidida por dom Geremias Steinmetz, que na homília fez questão de saudar “o povo de Deus da Arquidiocese de Londrina” e destacou que a celebração representava a unidade. “O mistério Pascal, ou seja, a Paixão, Morte e Ressurreição, é a chave de leitura que precisamos para ser bons pregadores e leitores e não sermos manipuladores da Palavra de Deus”, refletiu, a partir da liturgia do dia.

Durante a celebração, que contou ainda com religiosos, religiosas, representantes de pastorais e seminaristas, foram abençoados os óleos dos catecúmenos, utilizado no sacramento do Batismo, e dos enfermos, usado na Unção dos Enfermos, além da consagração do Óleo do Crisma. “A reforma litúrgica do Concílio Vaticano II quis tornar a missa em que se benze o consagra os óleos em uma verdadeira festa pastoral, evangelizadora e de celebrar conjuntamente a salvação de Jesus Cristo”, destacou.

Um dos momentos mais emocionantes da missa foi no final. Com o Moringão todo apagado, as velas foram acessas pouco a pouco, a partir de uma cruz, deixando novamente o espaço iluminado, mostrando que a força da fé é a luz de Cristo.

Pedro Marconi

Fotos: Marta Duarte Costa e Paulo Henrique Bonatti