A Arquidiocese de Londrina celebrou, no dia 21 de dezembro, quarto domingo do Advento, a ordenação presbiteral do diácono Brayan Lee Thompson Ávila, na Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem, Decanato Oeste. A celebração foi presidida pelo arcebispo dom Geremias Steinmetz, que conferiu o sacramento da Ordem por meio da imposição das mãos e da oração consecratória.

A solenidade reuniu familiares, amigos, presbíteros, diáconos, religiosos e fiéis, que acompanharam com emoção esse momento marcante na vida do novo sacerdote e na caminhada da Igreja particular de Londrina. Ao responder ao chamado vocacional, Brayan assumiu publicamente o compromisso de servir ao povo de Deus no ministério presbiteral.

Durante a celebração, os ritos próprios da ordenação sacerdotal, como a prostração, a ladainha de todos os santos, a imposição das mãos e a unção das mãos com o óleo do Santo Crisma, evidenciaram a ação do Espírito Santo, que consagra e envia o novo presbítero para a missão de anunciar o Evangelho, celebrar os sacramentos e conduzir pastoralmente a comunidade.

Brayan é o terceiro dos três padres ordenados na arquidiocese neste ano, sinal de alegria e esperança para a Arquidiocese de Londrina, fortalecendo a fé do povo e renovando o compromisso missionário da Igreja.

Em sua homilia, dom Geremias falou da presença amorosa de Maria na vida do padre, com sua intercessão e seu exemplo. “Não se esqueça de Maria. Estude o seu mistério, a sua contribuição para que o evangelho hoje possa continuar sendo anunciado, como verdadeira testemunha de tudo aquilo que Jesus disse, de tudo aquilo que Jesus pregou, de todos os seus gestos e de todas as suas atitudes.”

Padre André Luiz de Oliveira, em nome da Pastoral Presbiteral, acolheu padre Brayan ao presbitério da Arquidiocese de Londrina e transmitiu-lhe três ensinamentos: “o primeiro deles de dom Helder Câmara: seja um presbítero acendedor de esperança. Segundo, do Papa Francisco: seja pastor com cheiro de ovelhas. E o terceiro, do grande mestre Jesus de Nazaré: seja um lavador de pés.”

Emocionado, padre Brayan falou da importância de ser ordenado na igreja na qual 12 anos atrás ele foi batizado. “Vocês não sabem como é forte fazer esses agradecimentos ao lado dessa pia batismal, que no dia 30 de março de 2013, eu me tornei um filho de Deus.”

O neossacerdote recordou também a ordenação presbiteral do padre Luis Grecco, realizada ali há 11 anos, quando, no meio da assembleia, ele refletia sobre a própria vocação. “Eu estava aqui a 11 anos atrás, na ordenação do padre Luiz Grecco, no meio de vocês sonhando e me perguntando qual era o lugar de Deus para mim.”

Com essa recordação, padre Brayan encorajou os jovens a responderem generosamente ao chamado do Senhor. “Se no coração de vocês surgir o desejo, mesmo que tímido, de servir como padre, não tenham medo! Escutem o chamado. Deus faz grandes coisa com a disponibilidade simples. A Igreja precisa de vocês! E Cristo espera um sim generoso!”

Por fim, agradeceu a todos e desejou que o Sagrado Coração de Jesus, neste período próximo do Natal, nasça novamente nos corações. Diante da imagem de Nossa Senhora, o neossacerdote convidou os presentes a se consagrarem a Maria.

Pascom Arquidiocesana

Fotos: Ernani Roberto e Marta Duarte