“Antes que no seio fosses formado, eu já te conhecia; antes de teu nascimento, eu já te havia consagrado, e te havia designado profeta das nações” (Jr 1,5)
No dia 9 de janeiro, domingo em que a liturgia celebra o Batismo do Senhor, as comunidades que formam a Paróquia Cristo Bom Pastor, Decanato Ibiporã, se reuniram para agradecer os 25 anos de sacerdócio do pároco, padre Celso Pedro Copetti, CSJ, que teve seu ministério marcado pela profecia. A celebração eucarística – presidida pelo próprio jubilando, juntamente com os confrades padre Carlos Wessler, padre Esvildo Peluchi, padre Vilmar, vice-provincial, padre Lídio Roman, e o superior provincial, padre Marcelino Modelski – marcou o ápice das comemorações, reunindo o povo no ginásio da Epesmel, respeitando os protocolos e cuidados devido à COVID-19.
Durante a semana foi realizado o Tríduo Vocacional em preparação para a grande festa litúrgica. Foram momentos de muita espiritualidade, com a participação e a unidade entre as comunidades.
Logo no início da celebração, foi recebida a imagem de Nossa Senhora, a quem padre Celso tem uma devoção profunda, entronizada ao som da Ladainha dos Empobrecidos, pedindo à Mãe de todos e todas, o cuidado especial pelos que mais necessitam – os pobres. Em seguida as comunidades presentearam o pároco com uma casula dourada, que foi prontamente abençoada pelo Superior Provincial da Congregação e revestida pela família Pires. Durante a bênção das vestes, padre Marcelino ressaltou a simbologia da veste que o jubilando recebia: “Padre Celso recebe a casula, que significa uma pequena casa. O pastor acolhe em si toda a vida do rebanho, a vida das pessoas. Quando o padre a usa, ela tem esse sentido: ‘eu dou a minha vida, eu cuido na minha vida, na minha casa, daqueles e daquelas que Deus me confiou’.” Todos estenderam as mãos para abençoar juntos e juntas: “Por intercessão de São José e São Leonardo Murialdo e a Bem Aventurada Virgem Maria, Deus abençoe esta casula, sinal do acolhimento e da proteção do pastor com suas ovelhas a serviço da vida como o mestre Jesus em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!”
Em sua homilia, padre Celso falou sobre o chamado a cada um de nós através do batismo: “Neste dia em que celebramos o batismo e recordamos também os meus 25 anos, somos convocados a assumir nossa missão como batizados e batizadas ungidos pelo Espírito Santo.”
Ao final da celebração as crianças e adolescentes revestidos de anjos levaram o jubilando até a imagem de Nossa Senhora para, mais uma vez, consagrar sua vida aos cuidados da Mãe de Cristo, para que ela – que é mãe da Igreja e plena do Espírito Santo – lhe impulsione cada vez mais, lhe abençoe e proteja.
Nos agradecimentos finais, padre Celso ressaltou a importância da comunidade em sua vocação, desde sua infância, com seus pais, até hoje, como pároco na Cristo Bom Pastor; agradeceu também aos padres Lídio e Marcelino, que estavam presentes em sua ordenação, há 25 anos, e ao padre Valdir Suzin, que o chamou para o seminário e aos demais confrades presentes; agradeceu a seus pais, que foram seus primeiros catequistas, pela iniciação a vida cristã, que foi o alicerce para toda uma vida; e a todos que participaram de sua formação e caminhada até aqui.
“Quando trabalha unida a comunidade é muito forte, mas falta ainda mais unidade, e eu desafio a vocês que estão aqui: vistam a camisa. Não basta dizer ‘eu sou católico’, não basta dizer ‘eu conheço o evangelho’, não basta. Vista a camisa de Cristo, e não a camisa do pároco, e vamos caminhar juntos. O Papa Francisco nos pede agora a comunhão, participação e missão. Então, nesses 25 anos de minha vida sacerdotal, minha alegria é ver você aqui, alegria ver uma mensagem da família, dos amigos, daqueles que estiveram juntos. Isso é o que justifica, não digam ‘ah lá, não sei o que’, dando sempre desculpas. Dificuldades todos temos e ainda tenho. Eu estive quase morto, o médico me disse um dia: ‘você não tem mais jeito’, eu disse: ‘tem sim, pois confio em Nossa Senhora’. […] Confiem em Nossa Senhora, São José, São Leonardo Murialdo e Jesus Cristo Deus, pois Ele tudo pode. Sintam-se todos agradecidos. Deus os abençoe e se mantenham firmes e fortes. Combati o bom combate e guardei a fé”, agradeceu padre Celso Copetti.
Pascom Paróquia Cristo Bom Pastor
Fotos: Pascom paroquial
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Ops...
Você precisa estar autenticado para enviar comentários.