De 4 a 6 de março, bispos, padres e leigos se reuniram na PUC-RS, em Porto Alegre, para o Congresso Teológico Internacional de Pastoral Urbana. O objetivo foi promover um espaço de reflexão interdisciplinar em torno da realidade urbana contemporânea em vista de qualificar a reflexão teológica e a ação pastoral da Igreja na atualidade. Da Arquidiocese de Londrina participaram o padre Alexandre Alves Filho, coordenador da Ação Evangelizadora; padre Elizeu Bonfim, vigário da Paróquia Nossa Senhora Aparecida do Km9, e o padre Marcelo Gomes, da Paróquia Nossa Senhora das Graças, da Vila Brasil.

Bispos, padres e leigos(as) figuraram como conferencistas, com destaque para o Cardeal José Tolentino de Mendonça, que na oportunidade recebeu o título de Doutor Honoris Causa, e o padre argentino Carlos María Galli.

O evento foi uma iniciativa do curso de Teologia da PUCRS e da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). No contexto dos 60 anos de promulgação da Constituição Dogmática do Concílio Vaticano II, sobre a Igreja, Lumen Gentium, dos 11 anos de pontificado do Papa Francisco e do processo sinodal vivido pelas comunidades eclesiais atualmente, a ideia foi promover um espaço de reflexão interdisciplinar em torno de questões relevantes acerca da realidade urbana contemporânea, a fim de contribuir para uma resposta atualizada da Teologia e da Pastoral aos desafios emergentes do contexto urbano hodierno, em vista de qualificar a reflexão e a ação de seus agentes, bem como atender às demandas da Evangelização na atualidade, em preparação para o Jubileu da Esperança, em 2025.