No sábado, 9 de novembro, o arcebispo dom Geremias Steinmetz visitou mais uma paróquia do Decanato Leste da arquidiocese, desta vez a Paróquia Nossa Senhora do Rocio. Logo cedo, dom Geremias tomou café com os coordenadores do CPP (Conselho de Pastoral Paroquial) e CEAP (Conselho Econômico e Administrativo Paroquial) e assinou os livros de sacramento e de tombo da paróquia.

Na igreja, reuniu-se com dezenas de catequizandos. O arcebispo falou a eles sobre o Bom Pastor, que diz: “E conheço as minhas ovelhas e as minhas ovelhas me conhecem”. “Jesus nos conhece, mas nós conhecemos Jesus?”, questionou dom Geremias. “Tudo aquilo que a gente aprende na catequese é para conhecer mais Jesus. Vocês têm toda a caminhada da catequese para conhecer Jesus, depois têm os movimentos, as pastorais e a caminhada formidável para conhecer Jesus”, falou dom Geremias.

Depois dom Geremias respondeu às perguntas das crianças e adolescentes. Foram muitas perguntas, tanto que não deu tempo de responder todas e as crianças ficaram de escrever e entregar para o pároco padre Alessandro Bobinton em outro momento.

Uma das perguntas que dom Geremias respondeu foi “o que fazer quando um familiar está afastado da Igreja?” O arcebispo falou que a primeira coisa é rezar. “A gente que tem fé precisa continuar cultivando a fé e testemunhar a fé. Santo Agostinho não tinha fé, mas tinha alguém que rezava por ele e rezava todo dia. Sempre é possível. Não podemos nunca perder a esperança e continuar rezando por quem não tem fé.”

E depois testemunhar a sua fé. “Dê exemplo, ‘eu estou indo na igreja’, fale das coisas que você aprendeu na catequese. E a gente tem que ser humano, ser bondoso, ser misericordioso. Isso que a gente tem que fazer”, concluiu.

Dom Geremias também visitou um casal de enfermos da comunidade e a Casa de Apoio Amigos do HU que recebe familiares de pacientes internados no Hospital Universitário da UEL, que são de outras cidades. A casa tem 45 anos e a capacidade para acolher 28 pessoas. É mantida com o trabalho de voluntários, muitos deles envolvidos com a Igreja. Em 2023, foram atendidas 1.500 pessoas.

Para fechar a tarde, dom Geremias visitou o estúdio da Obra Colo de Maria, do padre Alessandro Bobinton, que mantém um canal de evangelização no Youtube, com mais de 240 mil inscritos. Nesse dia, a visita terminou mais cedo pois dom Geremias participou do show do padre Reginaldo Manzotti em comemoração aos 60 anos da Rádio Alvorada.

Juliana Mastelini Moyses
Arquidicese de Londrina

Fotos: Juliana Mastelini Moyses