O arcebispo dom Geremias Steinmetz celebrou, no dia 6 de outubro, a Santa Missa de dedicação da Paróquia Nossa Senhora do Rosário, no Decanato Leste. A dedicação de uma paróquia, catedral ou santuário é um antigo costume da Igreja Católica, no qual se consagra a Deus o templo e tudo que há dentro dele: cruz, sinos, objetos litúrgicos, instrumentos, pias ou fontes batismais. O ritual torna o templo sagrado para o culto a Deus (Diretório Litúrgico da CNBB). Durante a celebração, foi colocada no altar a relíquia de São Paulo VI.

Apesar de a paróquia ter 60 anos, ainda não havia sido dedicada. Neste ano, após concluída uma reforma, foi realizada a dedicação do templo. “Não estamos só buscando a reforma física do templo, mas buscamos também a ‘reforma espiritual’, pois somos todos pedras vivas. Assim, com a dedicação e bênção do altar, fechamos com chave de ouro a nossa reforma”, explicou o pároco, padre Laurindo Lopes.

Fotos: Paulo Henrique Bonatti e Terumi Sakai