Entre os dias 4 e 11 de agosto, o arcebispo dom Geremias Steinmetz fez sua visita pastoral à Paróquia São Vicente Palotti e São Judas, seguindo o itinerário de visitas às paróquias do Decanato Norte da Arquidiocese de Londrina. Esta é a sexta paróquia visitada no decanato. Faltam ainda quatro para dom Geremias concluir sua visita àquela região da cidade.

Na programação, dom Geremias conheceu a paróquia, celebrou Missas, almoçou com a comunidade e visitou instituições do bairro, como escolas e Unidade Básica de Saúde. Segundo o arcebispo, foi uma programação que possibilitou perceber características importantes da comunidade. “Chama a atenção que essa comunidade é muito devota. Reza com uma simplicidade e, ao mesmo tempo, uma profundidade que encanta. Os cantos são sempre muito bonitos e as leituras bem preparadas, as equipes sempre bem atentas, os coroinhas também muito preparados, os ministros”, ressalta.

Isso mostra, segundo dom Geremias, como a comunidade é forte, com as lideranças cumprindo bem o seu papel e se fortalecendo. “Penso que esse é sempre um detalhe importante. Às vezes a gente se preocupa tanto com a ministerialidade e tantas outras coisas, e se esquece de fomentar verdadeiramente que as comunidades sejam fortes, que haja bastante gente, que as coisas sejam feitas com capricho e com profundidade ao mesmo tempo. Esse é um detalhe que me chamou a atenção nesta comunidade.”

O arcebispo destacou também a atuação missionária, que precisa ser bastante acentuada na comunidade, já que  na  missionariedade da paróquia, que precisa ser acentuada, já que é um território muito grande, com muitas regiões que ainda não têm comunidades formadas. “Então aqui há que se avançar nesse sentido também.”

Segundo o pároco, a visita foi muito aguardada pela comunidade. “Ele é o nosso pastor, ele tem essa missão importante aqui em Londrina, então a comunidade aguardava muito essa presença dele, para conhecê-lo melhor, para conversar com ele, então isso foi muito positivo para todos nós. Eu percebi as pessoas muito à vontade, acho que quebra um pouco aquela questão da distância entre o bispo e as pessoas. A presença dele mostrou essa proximidade e as pessoas se sentiram acolhidas.”

Dom Geremias se despede da comunidade, mas fica o sentimento de unidade, destaca o padre. “Fica esse sentimento de unidade entre nós, como Igreja. Nós somos uma única Igreja, temos o pastor, aqui no caso de Londrina, dom Geremias. Então acho que dá esse sentimento de que somos uma mesma família, essa unidade entre nós”, finaliza o padre.

Missa com os diáconos

Na quinta-feira, 8 de agosto, durante a visita, os diáconos da arquidiocese se reuniram na Paróquia São Vicente Palotti e São Judas Tadeu para celebrar o padroeiro São Lourenço e rezar pelo seu ministério e vocação. A Missa realizada anualmente no dia de São Lourenço, neste ano foi inserida na visita pastoral. “Esse é um elemento que está ajudando a fortalecer o diaconato, porque também a gente vai tendo oportunidade de fortalecer a reflexão com eles, da sua missão, do seu ministério, da sua importância no trabalho da própria arquidiocese. Foi um testemunho interessante para a paróquia daqui também”, destacou dom Geremias.

Juliana Mastelini Moyses

Fotos: Pascom