Na Oitava da Páscoa, 7 de abril, celebramos a Festa da Divina Misericórdia, instituída no ano 2000 por São João Paulo II. Na Arquidiocese de Londrina, a data é celebrada há 22 anos. Nos primeiros anos foi celebrada somente na Catedral, mas com o passar do tempo, foi sendo cada vez mais conhecida e atualmente a celebração está em muitas capelas e paróquias.

Na Festa da Misericórdia são distribuídas as estampas de Jesus Misericordioso para que se realize o que Ele mesmo pediu a Santa Faustina: “Eu desejo que haja a Festa da Misericórdia. Quero que essa Imagem, que pintarás com o pincel, seja abençoada solenemente no primeiro domingo depois da Páscoa e esse domingo deve ser a Festa da Misericórdia” (Diário, 49).

O elemento mais importante da devoção à Divina Misericórdia presente nas revelações de Nosso Senhor a Santa Faustina é a Festa da Misericórdia. Em 22 de fevereiro de 1931, uma das primeiras revelações de Jesus a Santa Faustina diz respeito exatamente à Festa da Misericórdia: “Na Minha Festa – na Festa da Misericórdia – percorrerás o mundo inteiro e trarás as almas que desfalecem para a fonte da Minha misericórdia. Eu as curarei e fortalecerei” (Diário 206).

A devoção à Divina Misericórdia pede uma novena em preparação à Festa da Divina Misericórdia, que coincide com parte do Tríduo Pascal (começa na Sexta-Feira Santa) e acompanha toda a Oitava Pascal (até o sábado). Com sabedoria pastoral sempre foi possível organizar tudo de tal modo que, de um lado, não se obscureça a centralidade das solenidades litúrgicas pascais e, de outro, não se “extinga o Espírito” ao se condenar a priori expressões da piedade (neste caso, mais do que popular) que brotam da mesma fé e esperança.

Como em anos anteriores, muitas paróquias realizaram a novena e o Tríduo da Misericórdia para que na festa nosso coração estivesse bem preparado para receber as graças que Jesus prometeu para esse dia. No sábado, 6, tivemos a vigília para a Festa da Misericórdia na Catedral, uma noite especial, com as orações especificas em Louvor à Divina Misericórdia, o terço e a Adoração ao Santíssimo Sacramento. Com o tema “O meu Coração está inflamado de Amor pelas almas” (Diário 186), vivenciamos que, mais uma vez somos sempre envolvidos com a graça da Ressurreição de Cristo que faz nova todas as coisas e derrama sobre nós o Seu Amor.

No domingo, 7 de abril, em várias comunidades a Festa da Misericórdia foi celebrada com a Santa Missa e adoração, proporcionando a todos experimentar uma espiritualidade cujo fundamento é a confiança em Jesus,  nos levando a ter acesso livre ao Seu Coração que acolhe a todos e restaura toda a nossa vida com o Seu Infinito Amor, cumprindo-se assim o desejo e a promessa de Jesus:

“Desejo que a Festa da Misericórdia seja refúgio e abrigo para todas as almas, especialmente para os pecadores. Nesse dia estão abertas as entranhas da Minha misericórdia. Derramo todo um mar de graças sobre as almas que se aproximam da fonte da Minha misericórdia. (Diário 1190)

“Jesus, eu confio em vós!

Viviane Ulbrich
Apostolado Eucarístico da Divina Misericórdia

Fotos: Angela Maria da Silva, Edna Vieira, Ernani Roberto, Guto Honjo, José Faria, Marcio Eduardo Vendrametro, Rosilene Neves, Teca Bonfim