Evento reuniu agentes de 17 dioceses do Paraná em momentos de troca de experiência, espiritualidade e formação sobre a caminha da Pastoral da Comunicação

Coordenadores e assessores diocesanos da Pascom do Paraná se reuniram nos dias 16 e 17 de março, em Guarapuava, para o 13º Encontro da Pascom do Regional Sul 2. Participaram cerca de 50 agentes de 17 das 18 dioceses do estado, que acolheram o novo bispo referencial da Pascom do Regional Sul 2, dom Amilton Manoel da Silva, bispo de Guarapuava e membro da Comissão Episcopal para a Comunicação da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil). De Londrina, participaram a coordenadora e o vice-coordenador, Terumi Sakai e Pedro Marconi; pela assessora de comunicação, Juliana Mastelini Moyses; e o assistente de comunicação, Tiago Queiroz.

O evento contou com momentos de espiritualidade, celebrações eucarísticas, trocas de experiência entre as dioceses e formações sobre espiritualidade e o mundo digital. Além disso, a diocese anfitriã preparou uma noite cultural, com cardápio especial e música ao vivo. Logo no início do evento, na mesa de abertura, dom Amilton lançou um desafio aos agentes, um pedido do Núncio Apostólico do Brasil, dom Giambattista Diquattro: a promoção da unidade. “Num momento de muitas divisões, o objetivo da Pascom é unir”, disse dom Amilton, destacando que o pedido do núncio, representante do Papa Francisco no Brasil, é um pedido do próprio Papa.

Um dos temas centrais do encontro, a espiritualidade, foi ministrado pela Irmã Maria Nilza Pereira, coordenadora nacional da comunicação do Movimento de Schoesntatt. A religiosa levou os participantes a refletirem sobre o motivo da sua ação comunicativa. Convidou-os a terem em mente que o objetivo da Pascom é “transmitir Jesus Cristo, filho de Deus, que anunciou a todos a Boa Nova de que Deus também é nosso Pai e, portanto, somos todos irmãos”. Para a irmã, a pergunta norteadora de cada ação da Pascom, seja postar uma foto, gravar um vídeo ou escrever um texto, deve ser: “isso vai contribuir com a compreensão de que Deus é nosso Pai e que nós somos uma família?”

Já o bispo referencial dom Amilton discorreu sobre os desafios da comunicação para a antropologia, levantando questões sobre a comunicação digital. Segundo ele, a função dos comunicadores é, mais do que respostas, ajudar as pessoas a reconhecerem as perguntas significativas para as tantas respostas que chegam por diversos meios. O problema não é encontrar mensagens com significado, mas meios de decodificá-las, de encontrar o sentido que aquela mensagem tem para a vida das pessoas, explicou o bispo.

Encontro e formação

“Foi um momento de encontro, de reencontro, de partilha, de conhecimento e de muita oração”, descreveu a coordenadora regional da Pascom, Vanessa de Paula. Segundo ela, dois pontos fortes do encontro, as conferências trouxeram uma reflexão profunda sobre a espiritualidade, com a irmã Nilza, e uma consideração atual sobre a comunicação no mundo digital que instigou bastante os agentes, com dom Amilton. “Foi maravilhoso receber os feedbacks das dioceses, a alegria das dioceses por estarem aqui e terem experimentado a graça dum encontro especial com Deus, uma parada na correria para se comunicar com Deus, também de muito conhecimento”, destacou.

Dom Amilton avalia o encontro como positivo em vários sentidos, a começar pela oportunidade do encontro e de troca de experiências, passando pela centralidade da comunicação na pessoa de Jesus Cristo, seu Evangelho e sua Igreja, e a consciência da responsabilidade com a evangelização. “Num universo que a cada dia traz novidades: o mundo digital, que oferece tantas oportunidades, mas também muitos riscos, quando refletimos juntos, nós nos fortalecemos para o nosso compromisso maior, como eu disse, Jesus, o Evangelho, a Igreja, a construção do Reino”, disse dom Amilton.

Além de fortalecer habilidades, acrescenta o assessor regional da Pascom, padre Adilson Naruishi, o 13º Encontro colaborou com a construção de laços de amizade, essenciais para o crescimento pessoal e pastoral. “Aproveitemos este encontro não apenas para aprender e ensinar, mas também para celebrar as amizades que foram cultivadas ao longo do tempo. Juntos somos mais fortes e capazes de alcançar os nossos objetivos comuns.”

O que chamou a atenção do vice-coordenador regional, Tiago Queiroz, foi o brilho no olhar com que os coordenadores e assessores voltaram para as suas dioceses. “Vejo que é um momento de comunhão, um momento de repensar algumas atitudes dentro das dioceses, dentro das Pascom’s das dioceses, e também um momento de fortalecer e continuar a caminhada.”

Para a coordenadora da Pascom da Arquidiocese de Londrina, Terumi Sakai, foi um encontro muito esperado e que proporcionou aprendizado, reflexão e partilhar de experiências. “Saímos fortalecidos para seguir em missão que Senhor nos confiou”, conclui.

Juliana Mastelini Moyses

Fotos: Gabriel Rocha – Diocese de Umuarama