Apesar da forte chuva e do grande volume de água que caiu em Londrina durante a madrugada de domingo (12), diversos grupos de peregrinos saíram de seus destinos rumo ao Santuário de Nossa Senhora Aparecida, na Vila Nova em Londrina. O tempo instável não foi suficiente para espantar os romeiros, alguns dos quais cumpriram promessas enquanto outros mantiveram a tradição de peregrinar até o Santuário, que é referência em todo o Norte do Paraná, em todo o estado, até no Oeste Paulista.

José Renato Casagrande é um desses peregrinos que voltou ao Santuário de Londrina no dia 12 de outubro, data em que se celebra Dia da Padroeira do Brasil. “Mais um ano em nossa caminhada. Estava muita chuva, então foi uma caminhada com muitos desafios, mas chegamos. Viemos em mais ou menos cem pessoas. Se não fosse a chuva, talvez viesse um pouco mais, mas o importante é a fé que temos em Nossa Senhora. Não tem explicação, só temos a agradecer pelas graças recebidas”, ressalta o peregrino.

Os amigos Maria José Batista, Edileusa Rodrigues Moreira e Cristiano Aparecido de Oliveira são de Londrina, mas foram até Ibiporã, de onde saíram em um grupo de pouco mais de 20 peregrinos. Era de lá que outros amigos sairiam em romaria até o Santuário de Nossa Senhora Aparecida. Os três não se intimidaram com o temporal. “Foi só bênção. A hora que saímos de casa começou a chover. A hora que chegamos no Santuário, parou de chover”, conta Edilseusa. Os três garantem que ano que vem farão novamente a peregrinação.

De Assaí, um grupo de romeiros percorreu cerca de 42 km até o Santuário de Londrina. Nany Iryoda é a idealizadora da peregrinação. Ela começou a fazer a caminhada alguns anos atrás, a princípio com uma pessoa de companhia. Desta vez, vieram em 12 e mais dois no apoio. O grupo saiu de lá de madrugada e chegou ao Santuário por volta das 13h, onde participaram da missa das 13h30.

O padre Rodolfo Trisltz, pároco e reitor do Santuário, ressalta que o local está aberto para que os romeiros realizem suas peregrinações durante todo o ano. “A Casa da Mãe é a Casa de todos os seus filhos. Estamos preparados para receber a todos. Mas, já estamos sentindo a necessidade de ampliarmos nossa estrutura para que consigamos ampliar nossa acolhida. Afinal, todos os peregrinos merecem ser recebidos aqui no Santuário de Londrina”, ressalta o sacerdote. Também estiveram presentes nas missas ao longo do dia diversas autoridades políticas: o vereador Sidnei Matias, os deputados Cloara Pinheiro (estadual), Luísa Canziani e Lenir de Assis (federal), o prefeito Tiago Amaral e o secretário estadual das Cidades, Guto Silva, representando o governador Ratinho Jr.

Santuário
O Santuário de Nossa Senhora Aparecida, na Vila Nova em Londrina, nasceu como capelinha em maio de 1940. Em 1º de março de 1952 se transformou em paróquia e em 1997 foi elevado a Santuário, convertendo-se num centro de evangelização, peregrinação e referência no turismo religioso, recebendo devotos e fieis do Paraná e de outros estados, afinal, as promessas podem ser cumpridas no Santuário de Londrina. A Festa da Padroeira, hoje, recebe mais de 40 mil pessoas somente no dia da padroeira do Brasil.

Santuário Nossa Senhora Aparecida

Fotos: Fábio Luporini