Uma procissão pelas ruas da Vila Nova marca a solenidade de Corpus Christi no Santuário de Nossa Senhora Aparecida, em Londrina. Este é o único momento do ano em que o Santíssimo Sacramento sai da igreja e passeia pelas ruas, justamente como uma maneira de reafirmar a fé católica no Corpo de Cristo. Antes da procissão, porém, a comunidade confecciona tapetes para a procissão. A confecção dos tapetes tem início às 8h e a procissão será após a missa das 16h.
“Nós realizamos muitas procissões ao longo do ano, mas com o Santíssimo Sacramento é a única. A festividade de Corpus Christi tem essa característica e, por isso, é que os tapetes são confeccionados, pois quem passará por eles será o próprio Jesus”, afirma o padre Rodolfo Trisltz, pároco e reitor do Santuário. O trajeto da procissão parte da praça em frente ao Santuário, sobe a Rua Grajaú, vira na Rua Pirapó, desce a Capiberibe, e vira na Rua Taquari, retornando, assim, ao Santuário. Todos estão convidados a participarem da montagem dos tapetes e da programação litúrgica. As atividades são abertas ao público.
A montagem dos tapetes começa com um café da manhã comunitário, às 8h, também preparado por voluntários das pastorais do Santuário. Depois, a comunidade utilizará pó de serra colorido, além de outros materiais, como pó de café e sal grosso tingido de diversas cores, a fim de confeccionar os desenhos por onde passará a procissão. Às 16h será celebrada a missa, realizada na praça em frente ao Santuário por conta da grande participação do público. Se, porventura, chover, a missa é transferida para o interior da igreja.
Corpus Christi
A celebração do Corpo de Cristo se fundamenta na passagem bíblica em que o evangelista Mateus narra o momento em que Cristo partilhou o pão e o vinho com os apóstolos, na chamada Última Ceia. Já a festividade de confeccionar tapetes, que remetem à entrada de Jesus em Jerusalém, além da procissão, tiveram início na Idade Média, a partir de quando uma freira agostiniana, Juliana de Mont Cornillon (1193-1258) tive visões que pediam para a Igreja celebrar a Eucaristia. Ela contou as visões ao padre Thiago Pantaleão, que se tornou o papa Urbano VI, que mais tarde instituiu as procissões após um milagre eucarístico em Bolsena, na Itália.
Santuário
O Santuário de Nossa Senhora Aparecida, na Vila Nova em Londrina, nasceu como capelinha em maio de 1940. Em 1º de março de 1952 se transformou em paróquia e em 1997 foi elevado a Santuário, convertendo-se num centro de evangelização, peregrinação e referência no turismo religioso, recebendo devotos e fieis do Paraná e de outros estados, afinal, as promessas podem ser cumpridas no Santuário de Londrina. A Festa da Padroeira, hoje, recebe mais de 40 mil pessoas somente no dia da padroeira do Brasil.
Santuário Nossa Senhora Aparecida
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Ops...
Você precisa estar autenticado para enviar comentários.