Documento vai iluminar ações das paróquias e comunidades para que atividades financeiras aconteçam com responsabilidade e seguindo a lei

Dezenas de representantes de paróquias e comunidades da Arquidiocese de Londrina estiveram reunidas no último sábado (20) para a reunião geral sobre as questões financeiras e administrativas que envolvem o dia a dia da Igreja. O encontro foi no auditório do Centro de Pastoral Jesus Bom Pastor. O arcebispo, dom Geremias Steinmetz, participou do momento formativo e destacou a importância da transparência e do direcionamento correto das doações dos fiéis.

Durante a reunião, também foi pontuado sobre incentivar o dízimo e houve a apresentação do Regimento para Assuntos Administrativos e Econômicos, ou seja, todo regramento que precisa ser seguido dentro da arquidiocese. Apesar da Mitra não ser uma empresa e ter algumas imunidades fiscais, é necessário seguir a legislação de forma completa para não gerar problemas.

Entre as novidades explicadas estão a possibilidade do uso do cartão de crédito pelas igrejas e a contratação de empréstimo, desde que observando todas as normas, com responsabilidade e comprovando a necessidade.

As coletas nas missas também deverão ter uma padronização para contagem a partir de agosto. O documento ainda explica o funcionamento dos fundos de Amparo aos Sacerdotes e de Partilha.

Pedro Marconi

Fotos: Guto Honjo