O Papa Francisco escreveu no dia 15/10/2023 a exortação Apostólica “Só a Confiança”, sobre a confiança no amor misericordioso de Deus, em ocasião dos 150 anos do nascimento de Santa Teresinha do Menino Jesus.

Santa Teresinha entrou para o Carmelo com apenas 15 anos, aos 24 anos encerrava sua jornada nesta terra. Apesar de uma breve vida deixou muitos ensinamentos e o testemunho de uma vida cristã que continua a iluminar a Igreja ao longo do tempo.

A jovem Teresa escolheu colocar em evidência o nome de Jesus para demonstrar sua pertença a Ele, no seu quarto deixou registrado “Jesus, o meu único amor”, esse amor se transformou em desejo de torna-lo conhecido.

O caminho de santidade encontrado por Santa Teresinha é conhecido como “pequena via”, é preciso reconhecer a própria pequenez e imperfeição e, por outro lado, renovar a confiança no amor de Deus que nos carrega em seus braços. A confiança em Deus livra a alma de “tantos medos, do desejo de segurança humana e do desejo de ter tudo sob controle. A confiança em Deus faz buscar a salvação das almas para além do terror dos pecados”.

A meditação da carta de São Paulo aos Coríntios no capítulo 13 fez Teresinha entender seu chamado ao amor, esse grande amor dá sentido a cada pequena ação e ajuda a lidar com as inúmeras limitações que encontramos em nós e naqueles que nos rodeiam.

Nela, o desejo do céu se manifestou como desejo ardente do bem dos outros. Seus escritos e sua intercessão continua colaborando para a renovação espiritual e para a alegria de experimentar a presença de Deus.

Que o Senhor nos ajude a renovar a confiança n’Ele e trilhar o caminho dos santos.

Santa Teresinha do Menino Jesus, rogai por nós.

Padre Paulo Alencar
Pároco da Paróquia São João Batista de Bela Vista do Paraíso