Os diáconos permanentes da Arquidiocese de Londrina, suas esposas e família participaram, nos dias 17, 18 e 19 de novembro, do Retiro Canônico dos Diáconos, conduzido pelo bispo auxiliar do Ordinariado Militar do Brasil, dom José Francisco Falcão de Barros, na Casa de Retiros Monte Carmelo. Os dois primeiros dias de encontro foram direcionados aos diáconos e esposas, as famílias se juntaram ao grupo no último dia.

Dom Falcão conduziu o retiro focalizando o tema do matrimônio e da família. Fundamentadas nas Sagradas Escrituras, as pregações abordaram temas como fidelidade, perdão, paz, paciência, reconciliação, cônjuges, e pais e filhos. Com suas colocações, o bispo procurou levar cada participante a refletir sobre sua vida conjugal e familiar atual.

No sábado à noite, os diáconos conduziram adoração ao Santíssimo Sacramento, momento de espiritualidade e de entrega total das famílias, da vida profissional e pastoral, necessário para a caminhada de vocação familiar, diaconal e profissional.

O retiro canônico é um dos encontros do corpo diaconal da arquidiocese, sendo os outros o encontro com o arcebispo no início do ano e a formação permanente no meio do ano. Tanto a formação quanto o retiro canônicos ajudam os diáconos a manterem a unidade ministerial, interagindo uns com os outros, estreitando laços de amizade e partilhando luzes e sombras da vida pastoral.

Além disso, as temáticas abordadas no retiro são relevantes também para o trabalho pastoral dos casais nas comunidades no âmbito familiar e conjugal, como na ministração de formação para noivos, retiro para casais, direção espiritual, etc.