Na última terça-feira (19) o Seminário Dom Albano Cavallin, casa dos estudos de filosofia dos candidatos ao sacerdócio da Arquidiocese de Londrina, localizada em Maringá (PR), completou 10 anos de fundação. Reitores, diretores espirituais, padres e seminaristas que já passaram ou estão ainda no processo formativo estiveram presentes para uma Missa em Ação de Graças presidida pelo reitor em exercício padre Paulo Martins, já designado para a Paróquia Nossa Senhora das Graças, em Centenário do Sul.
Durante a missa, padre Valdomiro Rodrigues da Silva foi o escolhido para realizar a homília, pois foi o primeiro reitor da casa formativa e é o diretor espiritual dos seminários da arquidiocese. Padre Valdomiro contou com entusiasmo e saudades que chegou ali com alguns seminaristas e a casa ainda não era mobiliada, improvisando cadeiras para celebrar as missas e se ajeitavam também para comer nas refeições, visto que a mobília demorou um tempo para chegar. Salientou a importância dos seminários, que tem sua origem na semeadura, tempo de plantar, adubar e discernir a vocação de cada candidato no seguimento de Jesus como discípulo. Também esteve presente o padre José Luís Primão, atual pároco da Paróquia Rainha da Paz de Ibiporã, que foi reitor por maior tempo daquela casa formativa até o presente.
Após a Missa em Ação de Graças por todos os sacerdotes e também seminaristas que por ali passaram e já são sacerdotes ou aqueles que discerniram por outra vocação, os presentes foram acolhidos para um delicioso almoço preparado com carinho pelas funcionárias do seminário, Maria Aparecida e Mari, que lá estão há vários anos ajudando no processo formativo dos candidatos. O arcebispo dom Geremias Steinmetz esteve presente no almoço fazendo a oração inicial e confraternizando com os presentes. Momentos seguidos de recordação de boas histórias, jogo de pingpong e risadas deram o tom desse momento de agradecimento pelas bênçãos de Deus derramadas sobre aquele seminário nestes 10 anos.
Jefferson Bassetto
Seminarista em ano de Síntese da Arquidiocese de Londrina
Fotos: Arquivo Pessoal
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Ops...
Você precisa estar autenticado para enviar comentários.