Celebração reuniu bispos, padres, diáconos, leigos e autoridades civis na Igreja Mãe da Arquidiocese de Londrina

O arcebispo dom Geremias Steinemtz presidiu, no domingo, 17 de março, Santa Missa em ação de graças pelos 90 anos da Catedral de Londrina, comemorados no dia 11 de março. A Eucaristia foi concelebrada por dom Marcos José dos Santos, da Diocese de Cornélio Procópio, primeiro bispo ordenado na Catedral de Londrina, e demais membros do clero de Londrina, especialmente os padres que já exerceram seu ministério na Catedral. Autoridades civis do município e do estado também prestigiaram a celebração, que recordou os irmãos e irmãs que ao longo do tempo colaboraram com a construção física e espiritual da Catedral.

Representando os 90 anos da Igreja Mãe da Arquidiocese de Londrina, uma árvore foi colocada num local visível do presbitério. Nela foram inseridos alguns símbolos que lembraram sua trajetória. Primeiro a água, recordando os que ali receberam a fé do batismo. O óleo simbolizou todos que receberam os sacramentos do Crisma e do Sacerdócio ou que ali foram ungidos, e as velas, os bispos, padres, diáconos, religiosas e leigos, verdadeiras luzes na trajetória da Igreja.

Os bispos foram lembrados de forma especial, a começar por dom Geraldo Fernandes, que idealizou e construiu a Catedral; depois dom Geraldo Majella Agnelo; dom Albano Cavallin; dom Orlando Brandes; e hoje dom Geremias Steinmetz; além dos padres que ali trabalharam. Por fim, entre 89 galhos, representando todos os que passaram pela Catedral neste tempo, foi acesa uma última luz, a 90ª, por dom Marcos José, representando sua ordenação que aconteceu ali.

Na homilia, dom Geremias recordou a história da Catedral, com destaque para a cerimônia de dedicação do templo atual, ocorrida em 1985. “A oração de dedicação é a declaração solene do desejo comunitário de dedicar a Deus [o templo]. Naquele gesto, em 1985, quem aqui esteve presente aceitou, aderiu àquela dedicação para que neste espaço esta cidade seja capaz de levantar seu culto a Deus”, explicou o arcebispo.

“Que a Catedral do Sagrado Coração de Jesus, carinhosamente chamada de a Catedral do Coração, continue sendo uma bênção para a nossa Arquidiocese de Londrina, para esta cidade, para a nossa região, para a Igreja, e Deus o queira sempre para o mundo inteiro”, finalizou dom Geremias.

Fotos: Guto Honjo e Jéssica Zamaia