As comunidades neocatecumenais de Londrina celebraram no domingo, 24 de setembro, os 40 anos do Caminho Neocatecumenal na arquidiocese. Cerca de 500 pessoas participaram da Santa Missa presidida pelo arcebispo dom Geremias Steinmetz e concelebrada pelo frei Mário Traina, responsável pelo caminho em Londrina; frei Wainer Queiroz, FMM, pároco da Nossa Senhora da Piedade; padre Dirceu Júnior dos Reis, pároco da São José Operário; padre Ederivaldo Guerra, da Arquidiocese de Brasília; e frei Eduardo Gomes Césare, FMM, da Diocese de Guarapuava; e o diácono transitório, Lucas Raul de Faria, OSJ.

Participaram da celebração todas as comunidades neocatecumenais de Londrina, presentes nas paróquias Nossa Senhora da Luz, São José Operário e Nossa Senhora da Piedade; além de alguns dos primeiros catequistas que trouxeram o itinerário de iniciação cristã para a cidade; a atual equipe responsável por Londrina: frei Mário Traina, Maria Lúcia Toni e Thiago Pregnolato; e representantes de outras dioceses, como Maringá, Paranavaí e Umuarama. No início da celebração, frei Mário apresentou as comunidades e homenageou os catequistas que desenvolveram as primeiras catequeses e comunidades em Londrina.

Na homilia, dom Geremias comparou o trabalho dos primeiros catequistas, há 40 anos, a uma semente. “Nunca esqueçamos que toda semente, mesmo a de mostarda, por minúscula que seja, vem vocacionada. Ela vem com a possibilidade de se tornar uma árvore, de ser um espaço onde muitas pessoas podem continuar se aproximando para conhecer Jesus Cristo.”

São muitas as necessidades de evangelização hoje na Igreja, continuou o arcebispo. Necessidades de ações que atinjam as pessoas nas diversas fases de suas vidas para que continuem optando por Jesus. “Por isso, que alegria toda vez que eu celebro com grupos como vocês”, falou dom Geremias referindo-se às tantas crianças, adolescentes, jovens, idosos, casais e famílias inteiras, que, ali, continuam com o mesmo fascínio diante de Jesus Cristo.

“Esse maravilhamento porque Deus entrou na nossa história e fez a diferença. Fez a diferença não apenas na nossa fé, mas fez a diferença na nossa felicidade. Fez a diferença na nossa caridade. Fez a diferença nos objetivos da nossa vida. Fez a diferença na nossa esperança. Fez a diferença nas nossas profissões, nos nossos trabalhos. E, aí sim, nós poderemos, de fato, continuar sendo todos trabalhadores da vinha”, afirmou referindo-se ao evangelho do dia. Não são todos pregadores, disse dom Geremias, mas todos são chamados ao testemunho autêntico de Jesus Cristo no mundo de hoje.

“Que Deus continue abençoando o Neocatecumenato, para que seja um espaço, um lugarzinho onde muitos: as crianças, os jovens, os adolescentes, vocês casais novos, vocês pessoas um pouco mais idosas, que todos possam encontrar um espaço para continuar crescendo na fé, e continuar louvando ao Senhor com tanta sobriedade como estou vendo aqui hoje. Parabéns e louvado seja nossa Senhor Jesus Cristo”, finalizou o arcebispo.

Caminho Neocatecumenal
O Caminho Neocatecumenal é um itinerário de iniciação cristã vivido nas paróquias, em pequenas comunidades constituídas por pessoas de diversas idades e condições sociais. Leva, gradualmente, os fiéis à intimidade com Jesus Cristo e os transforma em sujeitos ativos na Igreja e testemunhas da Boa Notícia. É um instrumento para a Iniciação Cristã dos adultos que se preparam para receber o batismo.

Juliana Mastelini Moyses

Assista a Celebração Eucarística:

Fotos: Terumi Sakai

Mais Fotos