O Serviço de Animação Vocacional (SAV) promoveu, nos dias 14, 15 e 16 de novembro, uma convivência entre os vocacionados que ingressarão no seminário no ano de 2026 e os seminaristas do discipulado (filosofia) e propedêutico.

Este momento integra o itinerário vocacional promovido pelo SAV para aqueles que desejam preparar-se para o ministério presbiteral.

Durante o convívio, os vocacionados puderam experimentar um pouco daquilo que é próprio do seminário: oração, formação e momentos de confraternização; celebrando a vida, o encontro e a vocação dos irmãos.

Na sexta-feira, 14, o arcebispo de Maringá, dom Severino Clasen, presidiu a Eucaristia concelebrada pelo padre Altair Manieri, reitor do seminário propedêutico, e padre Wendel Perre dos Santos, reitor do seminário filosófico, dando início à convivência vocacional. Em sua homilia, o arcebispo incentivou os seminaristas e vocacionados a uma vida dedicada ao estudo e a espiritualidade, destacando que devemos “fixar os pés no chão, e elevar o coração ao alto”.

Durante o sábado, 15, o padre Wendel promoveu um momento formativo e, em seguida, uma tarde de convívio e confraternização entre seminaristas e vocacionados, finalizando com a Eucaristia presidida por ele e concelebrada pelo padre Joel Ribeiro Medeiros, pároco da Catedral. A Santa Missa celebrou o dia de Nossa Senhora do Rocio, padroeira do Paraná, e a ação de graças pelos 16 anos de ordenação presbiteral do padre Wendel e aniversário natalício do seminarista João Vitor Ignotti Zanon.

Na ocasião, o seminário filosófico recebeu um cálice e uma patena trazidos diretamente da Basílica de São Paulo Fora dos Muros, em Roma, entregue pela Marly e pelo Carlos aos seminaristas Victor Zamaia e João Vitor Ignotti Zanon.

No domingo, 16, durante a Missa Dominical presidida pelo padre reitor, os seminaristas acolheram mais um integrante da comunidade cristã, João Vicente, que recebeu o Sacramento do Batismo no Seminário Filosófico Dom Albano B. Cavallin.

Renovando as promessas batismais, os seminaristas recordaram que também foram chamados à vida e, agora, são chamados a vivê-la segundo o Coração de Jesus, no serviço ao Reino de Deus, na Igreja Particular de Londrina.

Ao final do dia, os seminaristas se reuniram para um concerto orante e celebrativo, junto ao ícone de Cristo, o Belo Pastor, renovando o propósito do seguimento de Jesus e elevando preces em favor das vocações.

Pascom Arquidiocesana

Fotos: Divulgação