O papel da família acolhedora é acolher temporariamente crianças e adolescentes afastados do convívio familiar até que retornem à família de origem ou sejam encaminhados para adoção

Através do Seja Lar – Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora, a Associação MMA (Ministério de Missões e Adoração), em parceria com a Secretaria de Assistência Social de Londrina, está em busca de interessados em se tornar uma Família Acolhedora. Trata-se de um serviço que organiza e possibilita o cuidado e acolhimento temporário de crianças e adolescentes afastados do convívio familiar por meio de medida protetiva, em residências de famílias acolhedoras cadastradas, preparadas para oferecer atenção adequada e habilitadas.

O acolhimento em Família Acolhedora, que tem a duração máxima de 18 meses, é uma das modalidades existentes para acolher crianças e adolescentes sob medida protetiva em situação de abandono ou quando as famílias/responsáveis encontram-se temporariamente impossibilitados de cumprir sua função de cuidado e proteção, até que seja viabilizado o retorno ao convívio com a família de origem ou, na sua impossibilidade, encaminhamento para adoção.

O acolhimento é diferente de adoção, pois trata-se de uma modalidade em que as crianças ou adolescentes são cuidados por outra família temporariamente, com começo, meio e fim.

Em Londrina, já existe o Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora na esfera governamental e devido ao grande número de crianças e adolescentes em acolhimentos institucionais, o Seja Lar foi implementado em junho, com o objetivo de ampliar o número de famílias habilitadas para acolher no município.

Para que isso aconteça, o Seja Lar contará com uma equipe formada por coordenação, assistente social, psicóloga, educador social e motorista. Esses profissionais têm a responsabilidade de realizar a divulgação do serviço, cadastrar, selecionar, capacitar, habilitar e acompanhar as Famílias Acolhedoras, assim como realizar o acompanhamento psicossocial da criança/adolescente durante o período necessário de acolhimento, conforme normativas vigentes.

Segundo dados da Secretaria de Assistência Social, em Londrina há cerca de 100 crianças e adolescentes nos acolhimentos institucionais e aproximadamente 15 famílias acolhedoras. O objetivo do serviço é diminuir a quantidade de crianças e adolescentes nos acolhimentos institucionais, para que possam ficar sob cuidados familiares, proporcionando uma experiência de segurança e afeto, até que retornem para sua família de origem ou sejam encaminhados para a adoção.

O acolhimento dessas crianças e adolescentes possibilita que elas tenham vivências básicas do dia a dia, importantes para a formação da pessoa, como ir a um supermercado por exemplo, explicou a coordenadora do Seja Lar, Ana Lúcia Conde. “Já estamos abertos para receber pessoas interessadas que queiram conhecer o nosso serviço e entender como nós trabalhamos”, informou.

Como se tornar uma família acolhedora

Os interessados em se inscrever como família acolhedora para acolher temporariamente uma criança ou adolescente em seu lar, podem entrar em contato pelo telefone (43) 3322-8197 e (43) 99102-7338 (WhatsApp).

Critérios

Para se habilitar como família acolhedora é preciso atender alguns critérios, como: possuir 21 anos ou mais; residir no município de Londrina; não manifestar interesse em adoção; não estar em processo de habilitação do Sistema Nacional de Adoção; estar em concordância com os membros da família que convivem na mesma casa; demostrar comprometimento e interesse em oferecer proteção e afeto às crianças e adolescentes; e atender aos demais requisitos do serviço.

Imagens: Divulgação