Nos dias 29 de janeiro a 1 de fevereiro a Paróquia São José Operário, Decanato Oeste, realizou a Semana Catequética Paroquial de 2024. Uma semana formativa cujo objetivo foi iluminar, renovar e fortalecer a caminhada pastoral da catequese e esse ministério em cada catequista da comunidade. A semana catequética foi aberta para catequistas das demais paróquias do decanato e houve grande participação.
Foram convidados formadores catequistas, psicólogas e sacerdotes que apresentaram reflexões sobre os desafios pastorais no exercício catequético, a saúde mental dos catequistas e catequizandos, a grandeza da evangelização e do acompanhamento integral e a linguagem teológica no ministério do catequista. Em todas as formações os participantes tiveram a oportunidade de perguntar e contribuir com as reflexões. A perseverança na participação refletia a importância das reflexões e a necessidade de compreender e administrar os desafios e as esperanças que surgem na caminhada pastoral.
Os catequistas tiveram acesso gratuito às formações e com o coração agradecido louvaram a Deus por essa Semana Catequética, que alimentou o entusiasmo, renovou a criatividade e fortaleceu a missionariedade na caminhada catequética, que visa formar novos seguidores da pessoa de Jesus Cristo, nosso Salvador.
“Nunca esquecer que a finalidade da catequese, que é uma etapa privilegiada da evangelização, é ir ao encontro de Jesus Cristo e deixá-lo crescer em nós. Queridos catequistas, vocês são chamados a tornar visível e tangível a pessoa de Jesus Cristo, que ama cada um de vocês e por isso se torna regra de nossa vida e critério de julgamento de nossa ação moral. Nunca se afastem desta fonte de amor, porque é a condição para ser felizes e cheios de alegria sempre e apesar de tudo” disse o Papa Francisco no III Congresso Internacional de Catequese na Sala Paulo VI em 2022.
Pascom Paróquia São José Operário
Fotos: Marcio Eduardo Vendrametro
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Ops...
Você precisa estar autenticado para enviar comentários.