Os seminaristas Lucas do Nascimento (2° ano), Adriano Henrique dos Santos (3° ano) e Elton da Silva Ferreira (4° ano) receberam, no dia 18 de junho, a instituição dos ministérios de leitorato e acolitato, em celebração eucarística presidida pelo arcebispo dom Geremias Steinmetz, no Seminário Teológico Paulo VI.
Os ministérios por eles recebidos simbolizam mais um marco na caminhada vocacional rumo ao presbiterato. Segundo dom Geremias, a instituição de leitor e acólito é para o serviço, para que, através da transmissão da Palavra de Deus e no serviço ao Altar do Senhor, tenham sempre o necessário para toda obra boa (cf. 2Cor 9, 8).
Os ministérios para a Igreja representam o serviço. Conforme a Carta Apostólica Ministeria Quaedam do Papa São Paulo VI, o leitor é instituído para a função que lhe é própria: ler a Palavra de Deus nas assembleias litúrgicas (Paulo VI, Ministeria Quaedam, V). Já o acólito é instituído para ajudar o diácono e para servir ao sacerdote, tendo como tarefa cuidar do serviço do altar nas celebrações litúrgicas (Ministeria Quaedam, VI).
Na celebração de instituição estiveram presentes, além do padre Manuel Joaquim Rodrigues dos Santos, reitor da teologia; o padre Altair Manieri, reitor do propedêutico, e os seminaristas propedeutas.
Roguemos ao Sagrado Coração de Jesus que fortaleça nossos seminaristas em sua caminhada e suscite cada vez mais jovens para o seu serviço.
Roberto de Souza
Seminarista da Arquidiocese de Londrina
Fotos: Ernani Roberto














Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Ops...
Você precisa estar autenticado para enviar comentários.