Comemorando o 4º Domingo da Páscoa, o Domingo do nosso Pastor Escatológico, o Bom Pastor, do grego o Kalós (καλός), fomos convocados, assim como toda a Igreja no mundo, a vivenciar o 61º Dia Mundial de Oração pelas Vocações, sendo chamados pelo Papa Francisco a “semear a esperança e a construir a paz”.

Neste sentido, o SAV (Serviço de Animação Vocacional) arquidiocesano, juntamente com a presença dos padres formadores e seminaristas das etapas da formação (propedêutico, filosofia, teologia e síntese pastoral) estiveram na Catedral Metropolitana de Londrina para comemorar este dia. A Celebração Eucarística foi presidida pelo padre Wendel Perre dos Santos, reitor do Seminário Filosófico, e concelebrada pelos padres Paulo Henrique Rorato, reitor do Seminário Teológico, e padre Joel Medeiros, pároco da Catedral.

Na homilia, padre Joel destacou a solene alegria que nos trouxe a resposta de Jesus no evangelho: “Eu sou o bom pastor” (Jo 10,11), a resposta de um “Deus que é pastor, que é amor, um Deus cheio de misericórdia para conosco”, ressaltando ainda que Ele é “o pastor e modelo ideal para todos aqueles que O querem seguir”.

Relembrando o Ano da Oração no qual estamos inseridos, padre Joel ainda em sua homilia convocou todo o povo de Deus ali reunido a rezar pelas vocações. Ao final da celebração, o arcebispo dom Geremias Steinmetz, em breves palavras, enfatizou que “nossa vocação primeira é a santidade”, e que “a espiritualidade do 4º Domingo, a espiritualidade do pastoreio é algo essencial para a nossa Igreja”.

Para coroar este momento de união e oração, alguns integrantes do SAV, os seminaristas, padres e o arcebispo foram acolhidos em um almoço, para juntos vivenciar o 5º ponto estabelecido por nosso SAV no itinerário vocacional, o celebrar, pois é necessário nesse caminho vocacional celebrar as vocações a cada dia.

Roberto Luiz de Sousa

Fotos: Ernani Roberto e Jéssica Zamaia