Missão que a Igreja do Paraná mantém na África inaugurou projeto para combater a desnutrição alimentar infantil

A missão São Paulo VI, mantida pela Igreja do Paraná no país da Guiné-Bissau, África, desde 2014, foi um dos temas de grande relevância abordado pelos bispos paranaenses em sua assembleia, na tarde dessa quinta-feira, 18 de setembro. Essa missão está localizada na cidade de Quebo, que pertence à diocese de Bafatá, e atua em três âmbitos: evangelização, saúde e educação. Atualmente, os missionários responsáveis pela missão são o casal da diocese de Ponta Grossa, diácono Pedro Lang e Salete Lang.

Dom Mário Spaki apresenta tema da Missão aos bispos
O bispo de Paranavaí (PR) e referencial para a missão no Paraná, dom Mário Spaki, apresentou aos demais bispos um panorama sobre sua visita pastoral realizada na Missão de 26 de junho a 8 de julho deste ano. Um dos principais objetivos dessa visita foi a inauguração de uma nova frente de evangelização e missão: o Centro de Recuperação Nutricional (CRN), de Quebo. Um espaço que acolherá gestantes, recém-nascidos e crianças em situação de desnutrição, e promoverá formação às mães sobre alimentação adequada. Um projeto fundamental para reduzir a alta mortalidade infantil que impera no país.

A inauguração oficial do CRN aconteceu no dia 03 de julho, com a presença de dom Mário, do bispo de Bafatá, dom Victor Luís Quematcha, representantes da Cáritas diocesana, lideranças religiosas, autoridades civis e militares, colaboradores que atuarão no novo CRN, e membros da comunidade local.

Dom Mário explicou que essa nova frente de missão é resultado de um desdobramento da ação evangelizadora “Missão Palavra e Pão”, que foi protagonizada pelos Ministros Extraordinário da Comunhão Eucarística de todas as dioceses do Paraná no ano de 2023.

“Os recursos arrecadados superaram as expectativas. Foram enviadas as 25 mil Bíblias, conforme era o intuito inicial, e ainda restou recursos para dar início a este maravilhoso serviço de ajuda humanitária, dando alimento e saúde às crianças”, disse dom Mário.

Confira, no vídeo abaixo, como foi a inauguração do CRN

https://youtube.com/watch?v=75th22Cbya8%3Ffeature%3Doembed

Um dia antes da inauguração do CRN, dia 02/07, dom Mário acompanhou uma equipe que percorre as tabancas (comunidades distantes), numa atividade que eles chamam de rastreio da desnutrição alimentar, que visa identificar as crianças em estado de desnutrição grave e as gestantes com risco de vida. Nessa visita à comunidade de Mampata, foram avaliadas 77 crianças e, dentre elas, cinco foram identificadas com desnutrição aguda grave e nove com desnutrição moderada. Também foram acompanhadas 11 grávidas, das quais cinco estavam com risco obstétrico, ou seja, de perder a vida no momento do parto.

As crianças com risco de vida, devido à desnutrição, foram encaminhadas para um dos Centro de Recuperação Nutricional da diocese de Bafatá, onde receberão tratamento até saírem dessa área de risco. Já as grávidas de risco foram encaminhadas à Casa das Mães, localizada na cidade de Buba, onde terão os recursos para terem um parto seguro.

Esse trabalho de rastreio alimentar será realizado pelo novo CRN de Quebo, que atenderá uma área sanitária que abrange 61 comunidades. Confira, no vídeo abaixo, como foi essa visita acompanhada por dom Mário.

Sobre a apresentação ao episcopado, dom Mário avaliou: “A missão encanta os bispos. Foi muito bonito, hoje, quando apresentamos os vídeos lá da nossa missão na África, ver os bispos se encantando e já projetando aquilo que será o 7º Congresso Missionário Americano (CAM7) em 2029, em Curitiba. Para os bispos ficou muito claro que nós faremos uma longa preparação dando um salto de qualidade em todo o nosso estado nessa dimensão missionária”, afirmou.

Karina de Carvalho Nadal
CNBB Sul 2