Por algum tempo, pensei ser a formação de uma criança natural e intuitiva. Mas, como em qualquer outra vocação, a maternidade exige, além de muita oração, a condução para a Verdade, que só é possível com autoeducação, busca pelo conhecimento e a prática do bom exemplo. A maternidade “natural” se eleva a um nível sobrenatural.  

E o que é a verdadeira educação? “É fazer duma criança um homem, dum homem um cristão, dum cristão um santo, um eleito (..) é tomar uma alma de criança tão indecisa e indistinta, e guiá-la, às regiões luminosas da verdade, às mais altas regiões da virtude”, explica o abade René Bethlée. O desenvolvimento intelectual, as boas maneiras, por si só não formam homens completos: “Ao educardes uma criança, pensai na sua eternidade”. 

Daniela com o esposo Armando e os filhos Manuela e Rafael

E como educar uma criança para o Céu? É aí que Deus se manifesta com a sua graça e nos mostra o Caminho: através de uma vida em comunhão com Ele. Naturalmente e por si só, não conseguiremos. Somente em Deus assumimos nosso verdadeiro papel de mães educadoras e formadoras de almas eleitas para o Céu. A maternidade é uma via de santificação que devemos assumir com amor. 

Dentro do lar, as crianças podem ser formadas diante do Belo, Bom e Verdadeiro. É a primeira catequese que acontece em casa: vendo imagens piedosas, momentos de oração familiar; ouvindo histórias de santos, histórias Bíblicas e músicas que elevam a alma; imitando práticas do bom exemplo e virtudes ensinadas pelos pais. 

Santa Teresinha do Menino Jesus aprendeu que Jesus estava na Eucaristia vendo o olhar de seu pai durante a consagração. Ah, que bela catequese temos a oportunidade de apresentar! Que grande responsabilidade elevar a alma dos nossos filhos ao Céu. Afinal, Ele nos confiou uma alma em estado de graça e nos pede nosso esforço e dedicação para que possamos ‘devolvê-la’ no mesmo estado.

Eis nossa grande missão! Que Nossa Mãe do Céu interceda pela nossa vocação, nos auxiliando na nossa santificação e salvação dos nossos! 

Daniela Izumida Takaoka
Coordenadora do Grupo de Casais Bodas de Caná
Paróquia Nipo-brasileira Imaculada Conceição, Decanato Centro

Foto destaque: Guto Honjo

Revista Comunidade edição maio de 2022.
Artigo é a coluna mensal da Revista Comunidade, a revista oficial da Arquidiocese de Londrina, que tem como patrocinadores:

ALVARO TINTAS
BELLA CONFORT
GRUPO METAUS
LIVROS E LIVROS
METRONORTE

PLATOMAC EMBREAGENS
SEBO CAPRICHO
RADIADORES SÃO FERNANDO
TINTAS LONDRES COLOR