O Santuário de Nossa Senhora Aparecida, na Vila Nova em Londrina, celebra, a partir desta quinta-feira (28), o chamado Tríduo Pascal, um conjunto de celebrações que, durante três dias, rememoram os fatos mais importantes da vida de Jesus Cristo, desde quando celebrou a última ceia, passando pela sua crucificação até a ressurreição. Diversas missas, celebrações e atividades estão programadas até domingo, todas abertas ao público. De acordo com o padre Rodolfo Trisltz, pároco e reitor do Santuário, essa é a época litúrgica mais importante do catolicismo.

“Nesses três dias, celebraremos os fatos centrais da essência da nossa fé cristã, que é justamente a ressurreição de Cristo. Por isso, somos convidados a participar das missas e celebrações, para viver o mistério pascal em comunidade”, ressalta o padre Rodolfo. Na quinta-feira (28), é a celebração da instituição da Eucaristia, conhecida também como lava-pés, quando Cristo levou os pés de seus discípulos. No Santuário, a missa tem início às 20h e 12 pessoas da comunidade serão convidadas para representarem os discípulos de Jesus na hora do lava-pés.

No dia seguinte, a Igreja celebra a morte e paixão de Jesus Cristo. O dia no Santuário começa de madruga: a partir das 4h, haverá a reza do terço. Às 6h inicia-se o revezamento de adoração ao Santíssimo Sacramento, feito pelas pastorais. Haverá confissões entre 8h e 11h. às 9h está programada uma via sacra com a catequese, saindo da igreja para o entorno das ruas no bairro. Às 13h tem adoração com novena e terço em preparação para a Festa da Misericórdia, que será domingo, 7 de abril. Às 15h tem início a Celebração da Paixão, seguida de procissão e terço do Cristo Morto e de Nossa Senhora das Dores.

No sábado (30), a Vigília Pascal antecede o Domingo de Páscoa da ressurreição de Cristo. É a celebração festiva mais importante da liturgia católica. No Santuário, terá início às 19h. “É nesta celebração que elevamos nossos louvores pela ressurreição do Cristo, é quando encerramos nosso Tríduo Pascal”, diz o padre Rodolfo. No domingo (31), haverá missa às 9h, 16h e 18h30. Antes da missa das 9h, o Santuário realiza a tradicional procissão do encontro: mulheres saem de um lado das ruas do bairro, carregando a imagem de Nossa Senhora Aparecida, e os homens saem do outro, carregando a imagem de Cristo ressuscitado. No fim, eles se reencontram no Santuário.

Santuário Nossa Senhora Aparecida