Com o objetivo de celebrar, animar e fortalecer a caminhada missionária nas comunidades, as missões permanentes promoveram, no dia 27 de outubro, a Vigília Missionária, na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, Decanato Leste. O evento também celebrou os trabalhos do Mês Missionário na arquidiocese.

Foi uma celebração animada, dinâmica, criativa e participativa, com a participação de diversas paróquias, que demonstraram animação e entusiasmo pela missão que estão realizando.

A celebração teve presente o tema do Mês Missionário deste ano: “Ide! Da Igreja local aos confins do mundo” e o lema “Corações ardentes, pés a caminho”. Padre Michel da Rocha, SX, assessor da missão permanente na arquidiocese,  presidiu o momento de oração, ajudando a assembleia refletir a importância do ser discípulos missionários na realidade na qual vivemos, conforme o exemplo dos discípulos de Emaús (Lc 24, 13-35).

O padre comentou que o texto bíblico focaliza o encontro dos discípulos com Jesus Ressuscitado como motivação central do ser e agir missionário. Os pés dos discípulos fincados em uma realidade bem determinada se põe a caminho para anunciar Cristo Ressuscitado porque antes os corações se inflamaram de amor no encontro com Jesus, que os ouviu, caminhou com eles, explicou-lhes a Escritura e ficou com eles para a partilha do pão.

Padre Michel fortaleceu as palavras de Papa Francisco: “Portanto, saiamos também nós, iluminados pelo encontro com o Ressuscitado e animados pelo seu Espírito. Saiamos com corações ardentes, olhos abertos, pés ao caminho, para fazer arder outros corações com a Palavra de Deus, abrir outros olhos para Jesus Eucaristia, e convidar todos a caminharem juntos pelo caminho da paz e da salvação que Deus, em Cristo, deu à humanidade” (Mensagem para o Dia Mundial das Missões de 2023).

Ir. Salette Besen, SJBP
Coordenadora da Missões