Na reta final das visitas pastorais fora da cidade de Londrina, o arcebispo dom Geremias Steinmetz visitou a Paróquia Santo Antônio, do distrito da Warta, nos dias 15 e 16 de setembro. Acompanhado do pároco padre João Verlingue, o arcebispo percorreu o território da Warta e do bairro Heimtal, onde está localizada a Capela São Miguel Arcanjo. O primeiro dia foi dedicado às escolas e à Unidade Básica de Saúde, contemplando a dimensão “para fora” da Igreja. À noite, presidiu a Santa Missa da Memória da Bem-aventurada Virgem Maria das Dores na Capela São Miguel. Na celebração, dom Geremias convidou os fiéis a rezarem especialmente pelas almas e pelas famílias das quatro crianças mortas em um acidente no distrito de São Luiz.

No sábado, 16, a programação concentrou-se na dimensão “para dentro” da Igreja. Começou com um encontro com crianças da catequese e catequistas que teve a participação de cerca de 70 pessoas. Em seguida o arcebispo conversou com lideranças e membros do Conselho de Pastoral Paroquial (CPP). Em cada um dos momentos, dom Geremias respondeu às dúvidas dos fiéis, com destaque para as crianças, que se interessam, entre outras coisas, em saber o que um bispo faz no dia a dia e se ele gosta da sua função.

À noite, dom Geremias presidiu a Santa Missa de encerramento da visita pastoral. Na homilia, agradeceu os fiéis e o pároco João Verlingue pelos dois dias de bonito trabalho. “Quero dizer que sou grato a Deus pela possibilidade de ter convivido nestes dias, com vocês, especialmente as crianças e os adolescentes, que nos enchem de perguntas, mostrando que facilmente se aproximam da Igreja. Que a Palavra de Deus entre no coração das crianças e possa produzir frutos. E oferecemos esta eucaristia para que a visita pastoral continue produzindo frutos nas suas vidas”, disse dom Geremias.

Comentando a visita, o pároco, padre João Verlingue, falou da figura do Bom Pastor. “Foi um momento de graça, momento também de muita alegria diante da presença, da visita do nosso pastor, dom Geremias, aquele que, em nome de Jesus, o Bom Pastor, vem aqui no meio de nós, para abençoar, apascentar também este rebanho.”

Padre João falou também sobre os frutos da visita para a comunidade, que recebeu com alegria a presença do bispo, como um pai que vem para abençoar não só a a paróquia, mas também as famílias e habitantes da comunidade. “É um momento de crescimento na fé, de esperança, e também de nos animar como servidores, como discípulos missionários de Jesus para anunciar a Palavra, anunciar o Reino de Deus também no nosso tempo presente da nossa história e do mundo.”

As próximas visitas pastorais do arcebispo dom Geremias Steinmetz serão nos dias 25, 28 e 29 de setembro, nos distritos de Irerê e Paiquerê; e nos dias 20, 21 e 22 de outubro, na Paróquia Cristo Bom Pastor, do Conjunto Lindoia (Decanato Ibiporã). Assim, dom Geremias encerra as visitas às paróquias que pertencem aos decanatos de fora da cidade de Londrina e parte para as paróquias da cidade, começando pelo Decanato Oeste.

Juliana Mastelini Moyses

Fotos: Sandra Belussi e Tiago Queiroz